O que é miastenia gravis?

A miastenia gravis (MG) é uma doença rara autoimune que afeta a junção neuromuscular, ou seja, nosso próprio sistema imunológico produz alguns anticorpos que atacam as conexões entre nervos e músculos.  

Isso vai provocar fraqueza e fadiga dos músculos, em especial:

●Músculos nas pálpebras e ao redor dos olhos 

●Músculos da mandíbula

●Músculos do braço ou perna

●Músculos que ajudam na respiração

A fraqueza pode ir e vir, e muitas vezes é pior no final do dia. Podendo causar:

●Pálpebras caídas

● Visão embaçada ou visão dupla

●Dificuldade para mastigar os alimentos - Os músculos da mandíbula podem se sentir cansados ​​na metade da refeição.

● Problemas para engolir

●Dificuldade para falar – Uma pessoa pode falar em uma voz mais baixa do que o normal, ou parecer que está com o nariz frio ou entupido.

●Perda de expressão no rosto

●Cabeça que parece pesada ou cai para a frente

● Problemas respiratórios – Uma pessoa pode sentir falta de ar, respirar mais ou sentir que é preciso muito esforço para respirar.

●Fraqueza – Pode ser difícil levantar os braços ou pernas, abrir os dedos ou levantar um pé.

Exames para diagnóstico:

Alguns exames são necessários para o diagnóstico:

●Exames de sangue:

 Certos anticorpos são encontrados em pessoas com MG

- Anticorpo antireceptor de acetilcolina (AChR): 80a 90 por cento dos pacientes com miastenia gravis têm autoanticorpos contra o receptor de acetilcolina (AChR).

-Anticorpo anti-MuSK: Presente em 38 a 50 por cento das pessoas com miastenia gravis generalizada que são negativas para AChR.


Existem pacientes que são negativos para esses dois anticorpos, nós chamamos de soronegativos, nesse caso o diagnóstico será dado através de outro exame, que é a eletroneuromiografia (ENMG).

● ENMG: Este exame faz testes elétricos nos nervos e músculos – Estes podem mostrar se os nervos estão transportando sinais elétricos normalmente e se os músculos estão respondendo corretamente aos sinais elétricos. O teste é realizado colocando um eletrodo no músculo e estimulando repetidas vezes esse músculo, na miastenia há um decaimento do potencial de ação muscular após as estimulações.

●Testes de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética

A maioria das pessoas com MG apresenta algumas alterações na glândula timo. Esta é uma glândula no peito que faz parte do sistema imunológico. Os exames de imagem podem mostrar alterações, incluindo um tumor na glândula timo. 

Como a MG é tratada?

Os tratamentos incluem:

● Medicamentos para tratar a fraqueza muscular, como piridostigmina (nome comercial: Mestinon)

●Medicamentos que tratam o sistema imunológico ao longo do tempo, como corticoides e imunossupressores

● Tratamentos do sistema imunológico de ação rápida, como:

Um medicamento chamado "imunoglobulina intravenosa" (IVIG). Esse tratamento é feito no hospital.

●  Troca de plasma (também chamada de “plasmaférese”) – Para este tratamento, uma máquina bombeia o sangue do corpo e remove substâncias do sangue que atacam os nervos e os músculos. Em seguida, a máquina devolve o sangue ao corpo.

● Cirurgia para remover a glândula timo

Além do tratamento clínico, o tratamento cirúrgico com a remoção da glândula do timo tem benefício, em especial nos pacientes com o AChR positivo.

E em crianças?

As crianças com MG podem tomar alguns dos mesmos medicamentos que os adultos. Mas alguns medicamentos, como os corticoides, podem causar problemas mais sérios em crianças se usados ​​por muito tempo.

E se eu quiser engravidar?

Se você quiser engravidar, converse com seu médico antes de começar a tentar ter um bebê. A gravidez pode piorar a MG.

Quais cuidados devo ter?

As pessoas que têm MG generalizada podem ter sérios problemas se contraírem gripe ou pneumonia. Por esta razão, é especialmente importante que tomem a vacina contra a gripe todos os anos e a vacina contra a pneumonia pelo menos 1 vez.

Alguns medicamentos podem piorar a MG. Fale com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento, incluindo medicamentos de venda livre. Se você receber uma receita para um novo medicamento, pergunte ao seu neurologista se é seguro tomar quando você tem MG.